segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil
http://www.teatro.noradar.com/origem-do-teatro-no-brasil.htm
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage.php?s=21&id=25

Conclusão

O teatro brasileiro começou como uma forma de ensino e foi ganhando o gosto popular, claro que no início passou por algumas dificuldades, mas com o passar dos anos foi se modernizando e hoje já tem um valor cultural muito importante.

O Teatro Brasileiro no século XXI

No início do século XXI, o teatro continua a evoluir e a progredir a partir dos paradigmas e das propostas de experimentação teatral já mencionados, enquadrados, naturalmente nos momentos históricos e políticos das sociedades atuais, não existindo ainda a necessária distancia histórica para fazer uma avaliação rigorosa quanto aos múltiplos impactos conseguidos nesta área. O reconhecimento da importância do teatro nas suas múltiplas funções e objetivos pedagógicos, sociais e culturais, relançam novos desafios que se colocam às sociedades atuais, exigindo que se elaborem prioridade relativamente à formação de públicos mais exigentes e consequentemente cidadãos mais bem preparados que contribuam para a evolução das comunidades, ao nível da organização do pensamento e das mentalidades.






O Teatro Brasileiro do século XX

O início do século XX marca talvez o período mais crítico do teatro brasileiro. Sobre a influencia do vocabular de Coelho Neto ( "O Diabo no Corpo", "A Mulher", "O pedido, quebranto"), os autores da época caminhavam por caminhos que os conduziram à verbosidade antiteatral. Incluem- se nessa linha Goulart de Andrade ( "Renúncia", "Depois da Morte" ), João do Rio ( "A Bela Madame Vargas", "Um chá das cinco"), Roberto Gomes ( " Casa Fechada", "Berenice"), Paulo Gonçalves ("As noivas", "A comédia do coração) e Gastão Trojeiro ( "Onde canta o Sabiá", "Cala boca Etelvina! ").
Mas a época registra a consagração de alguns atores como Itália Fausta, Apolônia, Leonardo Froés, Jaime Costa, Cochita de Moraes, Abigail Maia, Iracema de Alencar, Procópio Ferreira e Dulcina de Morais.
Contra esse teatro acadêmico e indeciso investiu o movimento modernista de 1922, com Eugênia e Álvaro Moreira, fundadores do Teatro de Brinquedo. Joracy Carmargo cuja peça "Deus lhe pague" é considerada a primeira tentativa de teatro social no país, e Oswald de Andrade, um dos maiores representantes do Modernismo, com suas experiencias dadaístas e surresalistas em "O Homem e o Cavalo", "A Mostra" e "O Rei da vela". Embora a dramartugia moidernistas não tenha colaborado diretamente para a formulação das futuras diretrizes do teatro brasileiro, suas reinvidicações tornaram possível a eclosão de movimento que romperam de vez as amarras da tradição portuguesa.

              

     

                             

A Origem do Teatro no Brasil

O teatro brasileiro no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres jesuítas que iriam catequizar os indios e trouxeram com eles algumas influencias culturas, entre elas a literatura e o teatro e como os indios ja levavam muito jeito com dança e música eles resolveram usar isso como um método pedagógico, utilizaram também alguns instrumentos da civilização indigena e adoraram o resultado que obtiveram na "civilização" desse povo.
Podemos notar entao que a origem do teatro no Brasil tem origem religiosa, assim como a maioria das culturas existentes em nosso país. Como os indios ficaram fascinados pela imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão, no entanto o objetivo era a catequese, por isso os principios da Igreja Católica estavam envolvidos nesses ensino.
O teatro brasileiro criou forças com o início do Romantismo no século XIX, impulsionado por alguns grandes escritores como Masrtins Pena, Artur de Azevedo, Gonçalves Magalhaes, João Caetano, Machado de Assis e José de Alencar.
Em 1880 escravos libertados da Nigéria fundaram a primeira companhia dramática brasileira a Brazilian Dramatic Company, o que gerou o desenvolvimento do teatro brasileiro, mas foi somente em 1900 que o teatro se congragrou, apesar de ter enfrentado muitas dificuldades no período da ditadura, conseguiram a sua independencia.
Com o Golpe Militar as dificuldades aumentaram para os diretores e atores de teatro, porque muitos tiveram que se exilar em outros paises nesse período, tendo que abandonar os palcos. Restaram as gerações futuras manterem vivas as raízes já firmadas e dar um novo rumo ao teatro que estaria para surgir.

Curiosidade: 
1564 foi o ano de nascimento do ingles William Shakespeare, um gênio do teatro cujas obras e temas dramáticos são copiado e representados até hoje e também foi o ano do surgimento do teatro no Brasil.

O Modernismo no Brasil





O Modernismo Brasileiro foi um forte movimento sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, focando mais na literatura e artes plásticas. Esse movimento foi desencadeado no Brasil no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, tendo como principais elementos a arte cubista e futurista, mas o ponto de partida mesmo foi a Semana de arte Moderna realizada na cidade de São Paulo em 1922.
Graça-Aranha que foi um dos oradores desse evento não era modernista, ele era pré-modernista, mas ele não era o único. 
Esse movimento foi marcado pela liberdade de estilo e aproximação da linguagem falada, tendo a primeira fase do modernismo como a mais radical do que as demais fases. 
Dividmos o modernismo em três fases: 
1ª fase: Mais radical e sendo oposta a tudo que viera antes. Essa fase foi cheia de escândalos e irreverencia.
2ª fase: A segunda fase ja foi um pouco diferente da primeira, com menos radicalismo e tendo formado grandes poetas e romantistas.
3ª fase: A terceira e ultima fase do modernismo, foi completamente oposta a primeira, era chamada por alguns autores de Pós-Modernismo, mas pelo fato de ser oposta a primeira fase, era ridicularizada pelo apelido de Parnasianismo.  

Introdução


Neste blog falaremos um pouco sobre o Modernismo no Brasil, suas fases e "O Teatro Brasileiro do século XX e XXI".