O teatro brasileiro no século XVI, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres jesuítas que iriam catequizar os indios e trouxeram com eles algumas influencias culturas, entre elas a literatura e o teatro e como os indios ja levavam muito jeito com dança e música eles resolveram usar isso como um método pedagógico, utilizaram também alguns instrumentos da civilização indigena e adoraram o resultado que obtiveram na "civilização" desse povo.
Podemos notar entao que a origem do teatro no Brasil tem origem religiosa, assim como a maioria das culturas existentes em nosso país. Como os indios ficaram fascinados pela imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão, no entanto o objetivo era a catequese, por isso os principios da Igreja Católica estavam envolvidos nesses ensino.
O teatro brasileiro criou forças com o início do Romantismo no século XIX, impulsionado por alguns grandes escritores como Masrtins Pena, Artur de Azevedo, Gonçalves Magalhaes, João Caetano, Machado de Assis e José de Alencar.
Em 1880 escravos libertados da Nigéria fundaram a primeira companhia dramática brasileira a Brazilian Dramatic Company, o que gerou o desenvolvimento do teatro brasileiro, mas foi somente em 1900 que o teatro se congragrou, apesar de ter enfrentado muitas dificuldades no período da ditadura, conseguiram a sua independencia.
Com o Golpe Militar as dificuldades aumentaram para os diretores e atores de teatro, porque muitos tiveram que se exilar em outros paises nesse período, tendo que abandonar os palcos. Restaram as gerações futuras manterem vivas as raízes já firmadas e dar um novo rumo ao teatro que estaria para surgir.
Curiosidade:
1564 foi o ano de nascimento do ingles William Shakespeare, um gênio do teatro cujas obras e temas dramáticos são copiado e representados até hoje e também foi o ano do surgimento do teatro no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário